lunes, mayo 05, 2008

Profezor

Professor da UFBA renuncia ao cargo de coordenador do curso de medicina
Publicada em 05/05/2008 às 13h15mO Globo Online

RIO - O coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Antônio Natalino Manta Dantas, renunciou, neste domingo, ao cargo de coordenador da faculdade de medicina. O pedido foi anunciado menos de uma semana após ter declarado que o baiano tem baixo QI - quociente de inteligência - como justificativa para o fraco desempenho dos alunos do curso de medicina no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A UFBA foi uma das 17 instituições reprovadas no exame e que estão sob fiscalização do Ministério da Educação (MEC). O novo coordenador deve ser anunciado nesta terça-feira
Professor tenta explicar declarações racistas. Ouça o áudio
Na carta de renúncia, o professor pediu desculpas por suas declarações, que causaram polêmica e repercutiram em todo o país. Ele esclareceu que não é racista nem preconceituoso e justificou que os termos usados foram, realmente, inadequados, mas não refletem o pensamento dele, que é baiano.
Nas declarações feitas na última quarta-feira, Natalino chegou a dizer que o baiano toca berimbau porque o instrumento só te uma corda , mas que teria dificuldades caso o instrumento tivesse mais cordas, e acrescentou que não considera os ritmos baianos música. As afirmações de Dantas repercutiram negativamente e fizeram o reitor da universidade, Naomar Almeida Filho, determinar a abertura de procedimento administrativo para avaliar as afirmações do professor. Naomar também convocou uma auditoria acadêmica para avaliar as condições do curso de medicina, que será realizada nesta segunda-feira por professores e funcionários.
O Enade, antigo provão, avalia o conhecimento dos alunos do último semestre da faculdade. A nota varia de 1 a 5. O curso da UFBA obteve menção igual a 2, índice considerado baixo pelo MEC.
Na lista de resultado do Enade, divulgada pelo Ministério de Educação na última terça-feira, dia 29 de abril, os cursos de medicina das Universidades Federais do Pará, de Alagoas e do Amazonas também tiveram notas baixas. De acordo com a vice-reitoria da Universidade Federal do Pará, o baixo rendimento do curso de medicina se deve a um boicote dos alunos ao exame. (Saiba mais: dirigentes de cursos reprovados no Rio discutirão soluções para melhorar) . O MEC obriga as instituições de ensino superior que tiveram notas baixas a fazer um relatório que aponte medidas para sanar as deficiências identificadas.
A renúncia do coordenador não impediu que os alunos do curso de medicina da UFBA fizessem manifestações esta manhã na universidade. Eles pedem a realização de uma sindicância para avaliar as declarações racistas de Dantas.
Leia também:
Para governador da Bahia, professor teve 'surto de imbecilidade'
Senadores rebatem ofensas de coordenador do curso de medicina da UFBA
Rio tem 6 dos 17 cursos de medicina que serão supervisionados pelo MEC
Confira a lista dos 17 cursos com pior desempenho

-------------------------------------------------
Ir al Sitio principal Escritos críticos / Ensayos
www.majfud.50megs.com
Reflexiones sobre nuestro tiempo
-------------------------------------------------

No hay comentarios.: