martes, diciembre 04, 2007

Chimpanzés derrotam humanos em teste da memória no Japão

SURPRESA

Publicada em 03/12/2007 às 15h53m

O Globo Online

RIO - Dizem que os elefantes não esquecem, mas coube a jovens chimpanzés a façanha de derrotar humanos adultos em testes de memória realizados no Instituto de Pesquisa sobre Primatas, da Universidade de Kioto, no Japão.

Segundo o Tetsuro Matsuzawa, pesquisador que liderou o projeto, os resultados desafiam uma crença de muitas pessoas, incluindo cientistas, que se encorpou ao longo do tempo: humanos são superiores aos chimpanzés em todas as funções cognitivas.

"Ninguém poderia imaginar que chimpazés de 5 anos têm melhor performance em teste de memória que humanos", comentou o cientista japonês, um dos pioneiros no estudo das capacidades mentais dos símios. Matsuzawa confessou que ficou surpreso com os resultados, publicados na revista "Current Biology".

Clique e veja vídeos.

No primeiro teste realizado, chimpanzés que aprenderam a ordem dos números de 1 a 9 conseguiram identificá-los mais rapidamente que voluntários humanos no jogo da memória na tela de computador.

O grande campeão foi um chimpanzé chamado Ayumu. O símio e nove estudantes universitários foram selecionados para uma segunda fase do teste. Nesta etapa, placas com cinco números, dispostos de forma aleatória na tela, foram exibidas durante dois décimos ou quatro décimos de segundo. O primata e os universitários tinham que apontar a posição de cada número. Ayumu mais vez derrotou os humanos.

Ayumu teve acerto de 80%, contra 40%, em média, dos humanos nas baterias de teste.


-------------------------------------------------
Ir al Sitio principal Escritos críticos / Ensayos
www.majfud.50megs.com
Reflexiones sobre nuestro tiempo
-------------------------------------------------

No hay comentarios.: